Seminários Integrados da UFPI 2020 

APRESENTAÇÃO

Read in English

 

A Universidade Federal do Piauí, em 09 de setembro de 2020, lançou, oficialmente, os Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI-2020), criados com o objetivo de apresentar para a sociedade, as realizações nas grandes áreas que sustentam o fazer das universidades: ensino, pesquisa, extensão, arte, cultura e assistência estudantil, de forma integrada no contexto de um evento de grande magnitude. O evento foi concebido a partir de eventos históricos, em que cada um foi instituído no seu devido tempo, em função dos avanços da UFPI. Neste sentido, o Seminário de Iniciação Científica (SIC) despontou em 1991, quando grupos de pesquisadores, coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação começaram a sentir a necessidade de mostrar para a sociedade piauiense, as ações da UFPI na construção do conhecimento voltado para nossa realidade. Este fato constituiu-se num grande marco na história da UFPI. Hoje, estamos estruturando a vigésima nova edição do SIC.

Neste contexto, com o fortalecimento da pesquisa científica no ambiente acadêmico da UFPI, grupos de pesquisadores foram se organizando e caminhando em busca da realização de estudos conectados com o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Agora, estamos em fase de preparação do XII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (XII SDTI).

Na área de extensão, o processo não foi diferente. Diante dos avanços alcançados na área de ensino, associados ao fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica na UFPI, foi sentida a necessidade do compartilhamento destas vivências com a comunidade piauiense. Assim, está despontando o X Seminário de Extensão e Cultura associado à VI Mostra de Comunidades.

Também, é importante destacar as ações voltadas para divulgação na área do ensino, nas dimensões da graduação, da pós-graduação e do nível técnico, no ambiente acadêmico ufpiano. Dessa forma, ressaltamos que alguns eventos foram reestruturados, dando origem ao I Seminário de Ensino de Graduação e o I Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos da UFPI.

Com o crescimento da pós-graduação, foi criado o Ciclo de Palestras da PRPG, que tem papel relevante nas discussões sobre os problemas e perspectivas da pós-graduação da UFPI, bem como na divulgação dos resultados obtidos nas dissertações e teses dos diversos programas e cursos. Este ano será realizado o IV Ciclo de Palestras da PRPG.

Considerando-se as assimetrias existentes no meio estudantil, particularmente, associadas às políticas de cotas, como forma de minimizar os efeitos históricos provocados pelas desigualdades sociais, a UFPI mantém uma política de assistência estudantil, cujos resultados são divulgados para a comunidade no Seminário de Assistência Estudantil, conhecido como SEMAE, que se encontra na sétima edição.

Cada um destes seminários ocorria, anualmente, em diferentes momentos, em que a maioria ficava concentrada no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

Em 2018, após avaliação da estrutura organizacional dos Seminários, a Administração Superior decidiu pela descentralização dos Seminários vinculados à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e à Pró-reitoria de Extensão e Cultura, os quais ocorreram, simultaneamente, em todos os campi da UFPI, de modo que cada campus desenvolveu sua programação, respeitando as peculiaridades locais. Este evento constituiu-se no embrião dos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI).

Assim, em 2019, o SIUFPI foi criado e realizado, envolvendo ensino, pesquisa, extensão, cultura e assistência estudantil, nas dimensões do ensino superior e dos colégios técnicos da UFPI, tornando-se o maior momento de integração e divulgação das ações institucionais das diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFPI.

Em 2020, diante da pandemia COVID-19, o formato presencial se tornou inviável, e o SIUPI está em construção, ancorado nas Tecnologias da Informação e da Comunicação e será realizado no ambiente virtual. O período de realização será entre 9 e 13 de novembro de 2020.

A estrutura da programação presencial está mantida, com os ajustes necessários. Cada Pró-reitoria terá um dia para apresentar e desenvolver sua programação a partir de uma visão global, contemplando todos os campi da UFPI, num autêntico momento de integração.

A programação aborda importantes atividades, como conferências, palestras, minicursos oficinas, debates, apresentações culturais, mostra das comunidades, sessão de premiação dos trabalhos, e especialmente, os resultados dos estudos nas diferentes áreas de conhecimento que compõem o cotidiano da UFPI de forma integrada, mesmo em tempo de pandemia.

É relevante destacar que as tecnologias da informação e comunicação estão permitindo que todas as atividades programadas sejam, plenamente, compartilhadas por todos os campi da UFPI, a partir da solenidade de abertura até a sessão de encerramento.

Para realização deste evento, foi instituída uma Comissão Geral com representação das Pró-reitorias envolvidas, bem como das Superintendências da Tecnologia da Informação e da Comunicação Social, Assessoria Internacional, dos Campi Fora de Sede e dos Colégios Técnicos da UFPI, contanto com a participação das assessorias técnicas de todas unidades administrativas e comitês de assessoramento dos diversos programas nas suas diferentes modalidades.

Diante de um evento bastante desafiador, a dedicação, o empenho e o comprometimento de toda equipe que compõe a organização do SIUFPI. Neste cenário, temos o sentimento de que união de forças direcionadas resultará num evento que possa atender o anseio da comunidade acadêmica da UFPI, ampliando ainda mais a visibilidade da UFPI no contexto da sociedade piauiense.

Prof. João Batista Lopes
Coordenador Geral do SIUFPI-2020

Read in English